As linhas de expressão certamente são os sinais de idade que mais incomodam as pessoas. Seja no rosto ou pescoço, o aparecimento das marcas de expressão são inevitáveis. Todavia, com o avanço da medicina, abriu-se um leque de possibilidades no que diz respeito ao tratamento estético.

Segundos pesquisas recentes, mais de 90% das mulheres estão insatisfeitas com alguma parte do corpo ou mudariam algo, seja através de tratamento estético moderado ou intervenção cirúrgica. Mas engana-se quem pensa que a insatisfação com a aparência corporal é apenas característica do público feminino, os homens também recorrem aos tratamentos estéticos para correção de imperfeições.

Tão incomoda quanto às rugas, a hiperidrose também é uma condição que preocupa pacientes acometidos por esta afecção benigna. Para os portadores da hiperidrose, um simples aperto de mão é uma tortura, pois em alguns casos o suor pinga das mãos do portador. Além disso, ainda há o constrangimento causado pelas chamadas “pizzas” debaixo do braço.

Livre-se das linhas de expressão e hiperidrose com a toxina botulínica.

A toxina botulínica para reduzir linhas de expressão é a melhor opção de tratamento estético, pois não deixa a aparência congelada. Eficaz na suavização de rugas, a toxina botulínica também é indicado para tratamentos terapêuticos, eliminação de marcas de expressão na testa, ao redor dos olhos, pescoço e glabela (entre as sobrancelhas).

Até mesmo quando os cosméticos e medicamentos orais não resolvem o problema do suor excessivo, existem dois procedimentos: cirúrgicos e não cirúrgicos. A toxina botulínica para hiperidrose tem se mostrado excelente tratamento não invasivo.

As mulheres jovens, com marcas de expressão leve, podem iniciar o tratamento precoce. De modo que haverá uma ação mais eficaz da toxina botulínica para reduzir linhas de expressão. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais natural será a aparência da área tratada com a toxina. Saiba o que é e como age tal toxina.

Causas e medidas preventivas para linhas de expressão.

Pouca gente sabe, mas a hora do sono é crucial no aparecimento de marcas de expressão. Dormir de lado, por exemplo, causa compressão facial e provoca o aparecimento das “rugas de travesseiro”; dormir com o rosto voltado para o travesseiro também promove o aparecimento de marcas na testa.

Além da posição de descanso, outros fatores são decisivos na formação de tais marcas e estes vão além da idade. A exposição ao sol, além de provocar a manifestação de manchas, também promove o aparecimento das marquinhas, pois para se proteger da claridade, as pessoas tencionam os músculos.

Outros fatores, como repetição de expressões faciais, tais como franzir a testa e fazer caretas, assim como a baixa ingestão de líquidos, o estresse e hábitos como fumar são vilões da boa aparência. Usar óculos de boa qualidade, ingerir bastante água, alimentação balanceada, bem como hidratação e proteção da pele são fundamentais para o aparecimento de marcas. Mas como tratar as marcas já existentes?

Dê adeus às marcas de expressão!

Algumas dúvidas permeiam a mente dos pacientes. Como é feito o tratamento? Dói? Quais cuidados devem ser adotados antes e depois da aplicação? Existem efeitos colaterais?

A toxina botulínica é produzida a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, mesma bactéria responsável pela doença botulismo. Entretanto, a toxina botulínica passa por um processo de industrialização e purificação. De modo que esta se torna um importante aliado na prevenção de rugas e na suavização da pele, eliminando temporariamente as marcas de expressão.

A aplicação da toxina é feita através de pequenas injeções nos músculos que originam as linhas de expressão. Tal procedimento é um dos menos invasivos e é realizado em poucos minutos, com auxilio de cremes anestésicos em alguns casos. Não há grandes restrições, mas é indicado que o paciente aguarde até 5 horas para se deitar e evite prática de atividades físicas no dia da aplicação.

Muito eficiente, a toxina tem sua ação observada ainda nas primeiras 72 horas após aplicação. Todavia o período de ação, da toxina botulínica para reduzir linhas de expressão, pode se prolongar por cerca de 10 a 15 dias. O número de aplicações varia segundo a necessidade de cada paciente, porém a média e de 2 aplicações anuais.

O que você precisa saber antes de iniciar o tratamento.

Vale lembrar que apesar de ser um método seguro, a aplicação do Botox deve ser realizada por um profissional habilitado e em um ambiente que atenda as regras da ANVISA e órgãos competentes. Para não pecar pelo excesso, ou mesmo fazer intervenções desnecessárias, o ideal é agendar uma avaliação gratuita e dessa forma definir o tratamento mais indicado para seu problema estético.

A avaliação é fundamental para garantir a eficácia do tratamento de rejuvenescimento. Já que algumas marcas de expressão, mais profundas, as rugas, não respondem de maneira tão efetiva ao tratamento quanto às linhas de expressão leves. Apenas o diagnóstico preciso poderá definir se é melhor utilizar a toxina ou mesmo o preenchimento com ácido hilaurônico.

Evitar velhos hábitos é uma excelente opção para prolongar os efeitos produzidos pela toxina. No entanto, alguns medicamentos podem funcionar como excelentes aliados da toxina botulínica. A enzima conhecida como Fitase, quando associada ao zinco, proporciona uma suplementação nutricional que otimiza os efeitos da toxina no organismo. Esta enzima pode ser encontrada em forma de cápsulas.

Hiperidrose: conheça melhor o problema.

O suor é método natural utilizado pelo organismo para controlar a temperatura corporal. É normal suar quando há exposição a alguma fonte de calor, durante e após a prática de atividades físicas, bem como em situações de emoção extrema. Mas algumas pessoas suam mais do que deveriam, mesmo estando em estado de repouso.

A sudorese excessiva, também conhecida como hiperidrose, acomete pacientes com glândulas sudoríparas superativas. Tal alteração pode ser notada com a superprodução de suor no rosto, mãos, pés, virilha, seios e axilas. As causas são distintas, desde doenças e fatores emocionais, até a hereditariedade.

Seja qual for à causa da hiperidrose ou o local que ela se manifesta, o fato é que tal condição causa constrangimento social. A hiperidrose é apontada como principal causadora da baixa autoestima e indutora de ansiedade. A hiperidrose causa constrangimento e dependendo o trabalho que a pessoa escolhe, o fato de suar em excesso, nas mãos ou mesmo em outras partes do corpo, pode dificultar na realização de serviços, principalmente manuais.

Toxina botulínica para hiperidrose: livre-se deste mal.

A toxina é uma velha conhecida, está no mercado estético há mais de 10 anos e chama atenção pelos incríveis efeitos estéticos, já mencionados acima. Mas o que pouca gente sabe é que a toxina botulínica é capaz de abolir a sudorese excessiva. Procure ajuda profissional e conheça a eficácia da toxina botulínica para hiperidrose.

Fazer um diagnóstico do problema é um importante passo no tratamento, pois existem dois tipos de hiperidrose, a primária focal e a secundária generalizada. Testes específicos serão realizados para medir o nível de sudorese e assim definir o tipo de hiperidrose que o paciente apresenta. De modo que é essencial agendar uma avaliação gratuita com profissional experiente.

A toxina botulínica tipo A, liberada no Brasil, é indicada para o tratamento do mal. A eficácia do tratamento foi comprovada por renomadas instituições. Na Suíça, por exemplo, foi observado que a toxina botulínica bloqueou a transmissão de estímulo do sistema nervoso autônomo, com durabilidade de até 2 anos.

Sem sombra de dúvidas, a toxina botulínica para hiperidrose é a melhor opção de tratamento não cirúrgico. Por se tratar de uma técnica pouco invasiva, os desconfortos são quase imperceptíveis. Podendo apenas ter uma vermelhidão ou inchaço no local, porém é passageiro.

A aplicação é feita com injeção do líquido na área afetada, especialmente eficaz nas mãos e axilas. A intensidade da dor provocada durante o tratamento varia segundo a predisposição de cada individuo, pois alguns pacientes relatam apenas a sensação de picadas de formiga, outros, porém necessitam de auxilio anestésico (principalmente na palma das mãos).

A durabilidade da sessão é rápida, após assepsia local, dura cerca de 1 hora. Os efeitos são sentidos nos primeiros dias de aplicação, porém sua ação máxima ocorre nas primeiras duas semanas após aplicação, podendo se estender por até 8 meses. Alguns pacientes relatam só sentir a necessidade de reutilizar o método após 12 meses.

Alguns cuidados são importantes após o uso da Toxina botulínica para hiperidrose ou qualquer outro tratamento que envolva o produto. É vital evitar exposição ao sol, não massagear a área tratada ou fazer algum movimento que exerça pressão sobre a zona. O ideal é deitar após 5 horas da aplicação e não praticar atividade vigorosa no dia.

Não há casos que evidenciem riscos nos tratamentos à base toxina botulínica, desde que seja realizado com substâncias liberadas pela ANVISA e ANS, bem como administrada por profissionais e clínicas preparadas para tal procedimento. Todavia, mesmo que raro, existem casos de pessoas com hipersensibilidade à toxina, não sendo indicado o procedimento, assim como em gestantes e lactantes.

Faça sua avaliação e aproveite os benefícios da toxina botulínica.

Leia mais...


Aline Prates

Biomédica, pós graduada em estética com especialidade em procedimentos injetáveis e experiência com tratamentos a laser.

Deixe seu comentário, estou curiosa em saber o que você achou...

Leave a Reply

Your email address will not be published.