Você trabalha com design de sobrancelhas e quer um upgrade na sua carreira?  Deseja se especializar para aumentar seu faturamento e trabalhar em um mercado em constante ascensão? Então talvez o seu futuro profissional esteja na carreira de micropigmentação.

Esse tipo de procedimento estético está se tornando cada vez mais famoso e o mercado não para de crescer. O sucesso da micropigmentação se justifica pelo fato de se tratar de uma técnica rápida, eficiente e bastante acessível.

Para completar, as clientes são atraídas pela possibilidade de acordarem mais belas, sem ter que recorrer ao excesso de maquiagens e retoques.

A micropigmentação é uma excelente oportunidade de negócio, que maximiza os lucros de salões, centros estéticos e profissionais autônomos que desejam conquistar a tão sonhada independência financeira.

Quer conhecer um pouco mais acerca da carreira de micropigmentadora? Então continue lendo o nosso artigo e descubra tudo que você precisa saber sobre a profissão!

O Que é Micropigmentação?

Também conhecida como dermopigmentação e maquiagem definitiva, a micropigmentação é um procedimento estético que ajuda na promoção da autoconfiança e autoestima das pessoas.

Não é à toa que tem conquistado cada vez mais adeptas, incluindo profissionais e clientes. Vale destacar que a técnica é similar à tatuagem, porém é mais superficial, o que a torna passível de retoques e manutenção de tempos em tempos.

A técnica pode ser feita em diversas regiões do corpo, como no contorno dos lábios, dos olhos, dos mamilos e até no couro cabeludo.

O procedimento, que demora aproximadamente duas horas, é feito com agulhas e pigmentos de diferentes tipos.

Ainda que o processo não seja completamente indolor, os cremes anestésicos e o profissionalismo da micropigmentadora podem tornar a técnica tranquila e pouco incômoda.

História da Micropigmentação

Apesar de ter se tornado mais popular na última década, a micropigmentação surgiu há mais de 30 anos. Foi nos anos 80 que as mulheres começaram a recorrer à técnica de preenchimento para redesenhar os traços do rosto e preencher falhas nas sobrancelhas.

Nessa época, o trabalho era artesanal, de difícil execução e doloroso.

Com o passar do tempo, a tecnologia simplificou a micropigmentação e fez com que ela ganhasse o mundo, a começar pela Europa.

Dos anos 90 para cá, o procedimento foi profissionalizado e ganhou espaço nos grandes centros estéticos e nos bons salões de beleza.

O Mercado Atual de Micropigmentação

O Brasil é, hoje, uma das grandes referências na área de micropigmentação. O mercado vem crescendo e prova disso é que o país sedia eventos importantíssimos no segmento, como, por exemplo, o Congresso Internacional do Rio de Janeiro, o Congresso Internacional de São Paulo e também o Encontro Nacional de Micropigmentadores.

Nesses eventos, importantes nomes da dermopigmentação mundial dão palestras, ministram cursos e workshops.

O mais bacana é que os conteúdos abordados nos congressos e encontros são completamente alinhados com as pesquisas científicas, tendências do setor e normas de segurança da ANVISA.

Perspectivas e Desafios da Carreira de Micropigmentação

A carreira de micropigmentadora é extremamente promissora, pois a micropigmentação é uma especialidade que pode agregar, no mínimo, 10 vezes mais valor ao design de sobrancelha.

E as vantagens não param por aí! Quanto mais realista e moderna for a técnica utilizada, mais chances o profissional tem de fazer sucesso e ser valorizado por seu serviço.

Mesmo com boas perspectivas, a carreira na área de micropigmentação é muito desafiadora. Se por um lado a procura por serviços tem aumentado a cada dia, a concorrência também tem se mostrado bastante acirrada.

As ofertas, inclusive em sites de compra coletiva, estão cada vez mais comuns.

Nesse cenário competitivo e dinâmico, apenas os bons profissionais se destacam e conseguem se consolidar na área.

É muito sério lidar com a aparência alheia e, justamente por isso, a profissão deve ser encarada com profissionalismo, responsabilidade e competência.

Isso só é possível se a micropigmentadora estiver disposta a investir em especialização e capacitação.

Quais os Requisitos Para Ser uma Boa Micropigmentadora?

Mais do que habilidade e dom para atuar no ramo de beleza, é indispensável que a micropigmentadora tenha afinidade com a área de estética.

Ter conhecimentos de design de sobrancelhas é um requisito básico e certamente, se já tiver alguma experiência, um grande diferencial.

Também é indispensável ter senso estético, noções de visagismo e anatomia, fazer bons cursos e buscar se aprimorar continuamente. Segundo especialistas, também é crucial que o profissional use bons equipamentos e produtos para construir uma reputação sólida no mercado.

Conheça os Tipos de Pigmentos

Como já dissemos, para alcançar o sucesso na carreira de micropigmentação, é importante também saber escolher os pigmentos certos.

Existem duas categorias de pigmentos: os orgânicos e os inorgânicos. Os orgânicos possuem base vegetal e são responsáveis pelas tonalidades mais vibrantes, como por exemplo, o vermelho. Esse tipo de pigmento normalmente é usado para fazer o procedimento nos lábios.

Quanto aos pigmentos inorgânicos, eles são feitos à base de dióxido de titânio ou de ferro, sendo responsáveis pela pigmentação mais escura, usada em sobrancelhas.

Como Escolher o Melhor Curso?

Ninguém é tão bom que não possa melhorar! Ainda que você seja uma reconhecida designer de sobrancelhas, para se tornar micropigmentadora é preciso investir em capacitação continuada.

Procure bons cursos, pesquise a reputação da instituição na internet, converse com outras profissionais que já fizeram o curso, leia sobre o assunto, observe as mídias sociais do estabelecimento e dê crédito aos depoimentos e avaliações acerca do serviço.

Cumpre ressaltar que, se você estiver pensando em ingressar na carreira de micropigmentadora, vale a pena escolher um curso que forneça conhecimentos teóricos e práticos sobre técnicas modernas, como a micropigmentação 3D, também chamada de hiper-realista ou fio a fio.

Embora técnicas como a micropigmentação esfumaçada ainda sejam usadas no mercado, ela é obsoleta e menos realista se comparada com a técnica 3D.

E aí, você gostou de conhecer a carreira de micropigmentadora mais a fundo? Disposta a se profissionalizar e investir nesse mercado tão promissor?

Se você quer ir para o próximo nível com a minha ajuda pessoal, o seu próximo passo é fazer parte do nosso Curso de Micropigmentação de Sobrancelhas.

Leia mais...


Mariana Queiroz

Designer de Sobrancelhas, especialista em Micropigmentação e Instrutora dos Cursos de Micropigmentação do Espaço Sobrancelha Desenhada, em São Paulo, Capital.

Deixe seu comentário, estou curiosa em saber o que você achou...

    18 replies to "Como Iniciar Bem Na Micropigmentação"

    • jaquelinedosantsmoura@gmail.com' jaqueline

      Em Salvador onde posso fazer este curso com um bom profissional.

      • Mariana Queiroz

        Olá Jaqueline, em Salvador não conheço.

    • veronika-mello2011@hotmail.com' Veronica Oliveira de Melo

      Gostei muito das informações’foram bem claras . Eu já fiz esse curso ha muitos anos atrás’ então gostaria de me especializar .

      • Mariana Queiroz

        Olá Verônica, obrigado pelo feedback. 😉

    • sipacheco23@yahoo.com.br' Simone

      Boa noite! Tenho interesse em trabalhar nessa área, só que nunca trabalhei com isso apesar de fazer por prazer… Por onde devo começar? Não tenho nenhum curso!
      Obrigada…

      • Mariana Queiroz

        Olá Simone, se você está séria nessa decisão, recomendo você começar por um curso design de sobrancelhas voltado para micropigmentação, além de aprender o design de sobrancelhas, como fazer as medidas para cada perfil de rosto, fazer a aplicação de henna e a coloração de sobrancelhas, precisará aprender
        como fazer a marcação para micropigmentação.

        Você dominando o que envolve no design de sobrancelhas, você fará suas primeiras clientes e ao aprender a micropigmentação, utilizará seus conhecimentos de design de sobrancelhas para desenhar fio a fio a lápis para simular a micropigmentação e convencer suas clientes a fazerem o procedimento. O design, a henna e a coloração são muito importantes porque você fará diariamente e porque seus trabalhos de micropigmentação serão consequência deles. 😉

    • rochaelina@yahoo.com.br' Lina Lima

      Olá Mariana Queiroz, fiz o curso de micropigmentacao, mas foi um curso ruim, fiquei com uma baita insegurança no design, quanto a manusear o dermografo ou o tebory nao tenho receio , e só no design, o que fazer ? Sendo que vivo fazendo design com hena e so tenho elogios das minhas clientes…..me ajude.

      • Mariana Queiroz

        Olá Lina, sua insegurança pode estar na marcação, você pode fazer um curso de design voltado para micropigmentação e buscar orientação prática nessa parte. Como você já é design, também existe um curso online bacana que orienta como fazer passo a passo, acredito que seja suficiente para você, esse é o link http://bit.ly/2hYaPSk

    • samiranaira@icloud.com' Samira

      Oi Mariana boa noite, me interessei bastante pela profissão, quero fazer o curso e me dedicar, gostaria de saber por onde começo é de quanto seria meus gastos ! E aonde me inscrevo pra fazer o curso aí ?

      • Mariana Queiroz

        Olá Samira, você precisa iniciar pelo curso de design de sobrancelhas e ter a base necessária para micropigmentação. Acesse http://bit.ly/curso-microfioafio tem as informações do nosso treinamento. Ensinamos a técnica com tebori. A princípio você terá que investir além do curso, em pigmento e anestésico, em média 700,00 em bons produtos.

    • nataliassn@gmail.com' Natália

      Olá Mariana!
      Gostaria de indicação sobre melhores cursos no Rio de Janeiro?

      • Mariana Queiroz

        Olá Natália, tem uma profissional que começou conosco, a Michele Zulato.

    • arlenetexeira75@gmail.com' Arlene

      Olá..gostaria de saber se depois de fazer o curso de designer..já posso ir direto pro tebori ou devo fazer o de micro antes..?

      • Mariana Queiroz

        Olá Arlene, você pode sim ingressar direto na micropigmentação com tebori.

    • alane878@gmail.com' Alane Ramos

      Olá boa noite!
      Gostaria muito de uma dica sua Mariana.
      Pretendo fazer os cursos agora em janeiro, disign, micropigmentação e microblanding. Qual sua opinião, devo faze-los ou primeiro me aperfeoçoar e praticar o modulo 1 ( disign) ?
      Não atuo na área porém desejo muito investir mas tenho receio de faze-los todos de uma vez.
      Aguardo sua resposta!

      • Mariana Queiroz

        Olá Alane, o design de sobrancelhas é a base, se você faz um treinamento que aborde a marcação e que seja voltado para quem quer fazer a micropigmentação, melhor ainda. Você pode fazer a micropigmentação com dermógrafo ou com tebori, particularmente recomendo começar com o tebori. O dermógrafo que você ganha num curso não é o que lhe trará resultados perfeitos. Diferente do que acontece com tebori.
        Um curso de design de sobrancelhas vai lhe dar noção do que será seu dia a dia nessa profissão, fazer suas clientes de design de sobrancelhas, de henna e de coloração, elas serão suas potenciais clientes do seu serviço mais exclusivo, que seria a micropigmentação.

        Qualquer dúvida, acesse http://bit.ly/curso-microfioafio para saber mais sobre como iniciar na micropigmentação. 😉

    • Franciellysantos148@gmail.com' Francielly

      Olá Mariana, tenho interesse em fazer o curso de micropigmentação, porém não tenho muito conhecimento na área, faço sombrancelhas, gosto muito do que faço, mas nunca cheguei ao ponto de querer investir na área como agora ,gostaria de saber qual é a duração do curso, quanto custa o curso por completo e o valor do procedimento para as pessoas que se interessam em fazer .Aguardo a sua resposta!

      • Mariana Queiroz

        Olá Francielly,

        acesse http://bit.ly/curso-microfioafio tem informações sobre nosso treinamento, adicione o whatsapp 11 98258-5147 para conversar com nossa equipe. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published.