O Que é Micropigmentação?

Quem é que nunca sonhou em acordar maquiada e pronta para enfrentar o dia, sem ter que passar batom, delineador, corretivo facial, lápis para corrigir falhas nas sobrancelhas e outras imperfeições que incomodam?

Esse é o sonho de muitas mulheres e que pode finalmente ser realizado através da técnica de micropigmentação. Através dela, é possível ter olhos delineados, sobrancelhas desenhadas, boca e maçãs do rosto rosadas, trazendo uma aparência jovem e saudável e, sobretudo, natural.

Essa técnica é a evolução da maquiagem definitiva, pois se vale de recursos mais modernos e que proporcionam melhores efeitos, além de poder ser aplicada nos mais diversos casos e parte do corpo. Ficou curiosa e quer saber mais sobre isso? Acompanhe nosso texto!

Onde a micropigmentação pode ser aplicada?

A micropigmentação pode ser aplicada para corrigir falhas, delinear e colorir partes do corpo que merecem ganhar maior destaque, como por exemplo:

  • Micropigmentação de sobrancelhas para redesenhar ou corrigir falhas nas sobrancelhas através de um efeito natural que imita os fios;

  • Micropigmentação capilar para preencher falhas nos cabelos muito ralos e na calvície;

  • Micropigmentação de manchas e cicatrizes através de pigmentos que as camuflem;

  • Micropigmentação da auréola dos mamilos para reconstruí-la após cirurgia das mamas;

  • Micropigmentação das maçãs do rosto que dão um efeito saudável e rosado;

  • Micropigmentação de contorno dos olhos para quem possui cílios ralos e claros;

  • Micropigmentação de contorno e preenchimento da boca seja para um efeito de batom ou apenas para conferir um contorno definido a bocas muito pálidas.

Como é feita a micropigmentação?

A micropigmentação é realizada através de um dermógrafo com agulhas (um tipo de caneta para colorir a pele) que aplica pigmentos nas camadas abaixo da pele. Vários tons de pigmentos estão disponíveis para que o resultado seja o mais natural possível, tanto para clarear quanto para escurecer partes do corpo.

No caso da micropigmentação de sobrancelhas, antes de iniciar o procedimento com o dermógrafo, é feito um desenho com lápis para mostrar como ficará o resultado. Após a aprovação do cliente o trabalho de micropigmentação é iniciado. O procedimento dura em média uma hora.

Quanto tempo duram os efeitos da micropigmentação?

A duração em média é de um ano. A renovação celular, a oleosidade da pele e o efeito inevitável dos raios solares provocam o clareamento da região micropigmentada dentro desse prazo, mas é plenamente possível retocar o trabalho depois deste período. Caso o desejo seja o inverso, ou seja, de retirar o trabalho realizado, a remoção pode ser feita através de produtos para descamar a pele. Esse procedimento denomina-se despigmentação.

Há alguma contraindicação?

Para evitar problemas graves, a recomendação é que não se faça micropigmentação em portadores de doenças infectocontagiosas, pessoas com câncer, AIDS ou hemofilia, gestantes, diabéticos, epiléticos, alérgicos a pigmentos e anestésicos, lactantes, pessoas depressivas, com trombose, glaucoma ou que sejam menores de idade. Contudo, se houver liberação médica, especialmente no caso de portadores de HIV, o procedimento poderá ser realizado. Cumpre ressaltar que quem tiver tendência a desenvolver queloides ou tiver passado por uma recente cirurgia no local também não deve realizar a técnica de micropigmentação.

E então, você ficou curiosa com a técnica da micropigmentação e está cogitando a possibilidade de realizá-la? Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer uma visita, escreva pra gente!

Designer de Sobrancelhas, especialista em Micropigmentação e Instrutora do Curso de Micropigmentação de Sobrancelhas do Espaço Sobrancelha Desenhada

Leia mais...

Deixe seu comentário, estou curiosa em saber o que você achou...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *