As sobrancelhas têm papel fundamental na composição e harmonização dos traços do rosto. Por isso é importante mantê-las bem feitas e alinhadas, sempre obedecendo ao formato do seu rosto e, claro, o seu estilo.

Para quem deseja levantar o visual do rosto sem grandes procedimentos, precisa apostar em uma sobrancelha bem feita. E, para que isso ocorra, é ideal acertar na escolha de um profissional de confiança.

Escolhendo um Designer de Sobrancelhas

Salões e estúdios de estética perceberam, nos últimos anos, a crescente procura de profissionais competentes na estética de sobrancelhas — por homens e mulheres —, chamados de designer de sobrancelhas.

Para quem busca arrumar, contornar, realinhar ou apenas limpar as sobrancelhas, precisa ficar atento e ser criterioso ao escolher o profissional que irá transformar seu visual. Uma dica é sempre solicitar um portfólio que mostre trabalhos já feitos, além de buscar por opiniões e depoimentos de outros clientes.

As redes sociais são ótimos termômetros para medir a qualidade de um serviço. Fique atento e entre em contato com outras pessoas antes de marcar uma hora. Afinal, uma sobrancelha mal feita pode demorar meses — ou até mesmo anos, no caso de pessoas que possuem poucos pelos na região — para ser corrigida.

Formato do Rosto

O formato do rosto de cada individuo é determinante na hora de modelar uma sobrancelha, assim como acontece também na hora de marcar contornos com a maquiagem, por exemplo. Ou seja, nem sempre a sobrancelha da modelo na capa da revista ou da sua atriz favorita ficará bem em você. Siga as seguintes regras:

  • Rosto redondo: angulosas e arqueadas.
  • Rosto quadrado: angulosas ou retas com uma das pontas com curva acentuada.
  • Rosto oval: arqueadas e levemente angulosas.
  • Rosto longo: retas.
  • Rosto coração: curvadas ou angulosas.

Uma coisa é certa entre todos que atuam no mercado de beleza e estética: sobrancelhas com traços finos está completamente fora de moda e não combinam com rosto algum.

Os traços finos e muito arqueados foram moda na década de 90 e início dos anos 2000, mas hoje em dia esse design é considerado exagerado e até mesmo vulgar. O ideal é sempre seguir uma linha que seja o mais natural possível.

Santa Maquiagem

Às vezes achamos o design perfeito, mas mesmo assim a sobrancelha ainda precisa de um “up” para compor o visual ou harmonizar com a maquiagem. Falhas, poucos fios ou fios separados são apenas algumas das situações encontradas por muitas mulheres.

Uma dica está dentro do seu estojo de maquiagem. Poucas pessoas usam itens de maquiagem para arrumar as falhas ou preencher as sobrancelhas. Porém, o santo lápis de olho ou a boa e velha sombra marrom fazem milagres em poucos minutos.

  • Lápis: já existe no mercado lápis específico para sobrancelhas, mas, se você não encontrar, pode usar o lápis de olho comum. Aplique em toda a linha da sobrancelha e depois finalize com uma máscara de cílios incolor. Nunca use lápis preto, por mais escura que seja sua sobrancelha, para não carregar demais o look.
  • Sombra: assim como o lápis, escolha uma sombra marrom e aplique em toda a linha da sobrancelha com a ajuda de um pincel chanfrado. Finalize com a máscara de cílios incolor.

Micropigmentação

Para quem não tem tempo, sofreu com a perda de pelos nas sobrancelhas ou precisa de uma solução definitiva pode optar por técnicas como a micropigmentação, que preenche as falhas e ajuda a desenhar o formato desejado.

A técnica penetra pigmentos antialérgicos na pele, traçando fio a fio, e o resultado final acaba por ficar natural e leve, além de ser um procedimento duradouro.

Pinça, Linha ou Cera?

Quem nunca fez as sobrancelhas, quando decide modelá-las encontra um dilema. Qual  método devo seguir? A pinça é o método mais antigo e preciso na hora de fazer as sobrancelhas, isso porque o profissional vai modelando fio a fio e pode observar onde pode ou não mexer.

Tanto a cera como a linha arrancam vários fios ao mesmo tempo e pode acontecer de no final ficar uma ou outra falha. Lembre-se: um fio a mais que é retirado pode fazer muita diferença no conjunto da obra.

Se você não for profissional ou tiver qualquer experiência no assunto, não tente fazer suas sobrancelhas sozinho em casa. Procure um bom designer, pois só ele saberá obedecer às regras de estética de acordo com o formato do seu rosto e, com uma sobrancelha bem feita, valorizar ainda mais o seu olhar.

Quer receber mais dicas sobre todas as novidades no universo do design de sobrancelhas? Então não deixe de curtir nossa página Facebook, combinado?

Leia mais...


Mariana Queiroz

Designer de Sobrancelhas, especialista em Micropigmentação e Instrutora dos Cursos de Micropigmentação do Espaço Sobrancelha Desenhada, em São Paulo, Capital.

Deixe seu comentário, estou curiosa em saber o que você achou...

Leave a Reply

Your email address will not be published.